A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) torna público o lançamento do edital de concurso de artigos com o tema “História de Rondônia, da Justiça e da Amazônia”, buscando fomentar a reflexão crítica e a pesquisa acadêmica sobre a formação do Estado de Rondônia, a história da Justiça estadual e a construção socioeconômica da Amazônia e a importância de preservar e divulgar a memória institucional do Tribunal de Justiça e de Rondônia, incentivando a produção acadêmica que valorize o conhecimento regional.
O concurso tem caráter amplamente inclusivo, voltado à população em geral, e com objetivo de incentivar a produção de artigos científicos com enfoque histórico, jurídico e social, utilizando como fonte principal o acervo bibliográfico doado pelo Professor Dante Ribeiro da Fonseca à Emeron de 1.477 obras que compõem um acervo bibliográfico sobre a Amazônia, a formação do Estado de Rondônia e temas correlatos que possui um valor histórico e científico.
Podem participar magistrados(as), servidores(as), alunos(as) da Emeron e demais membros da comunidade, promovendo o diálogo entre saberes institucionais e populares, desde que o artigo apresentado trate de forma contextualizada os temas propostos.
Haverá uma premiação para os três primeiros colocados: 1º lugar: 01 Notebook; 2º lugar: 01 Tablet e 3º lugar: 01 Celular. Os autores dos 10 melhores artigos receberão certificado de premiação e os trabalhos poderão ser publicados em coletânea impressa e digital pela Emeron.
O prazo para envio dos artigos é do dia 16 de abril a 30 de junho de 2025 e as inscrições podem ser realizadas no site da Emeron na aba inscrições com o preenchimento do formulário de envio. As informações prestadas na inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato(a), dispondo a escola o direito de excluir do concurso aquele que não preencher a solicitação de forma completa, correta e verdadeira conforme as regras do edital. O resultado será divulgado no mês de agosto de 2025, no site da Emeron.
A escola tem como missão institucional fomentar a pesquisa e promover o conhecimento histórico e jurídico sobre a formação e desenvolvimento da região amazônica e da Justiça Rondoniense.
Os critérios e regras estão presentes no edital que pode ser acessado pelo link.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais:
ccdh.tjro.jus.br, instagram.com/ccdh_tjro
instagram.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron